Instruções de comboio

             SEGURANÇA SEMPRE!

  1. Em Rodovias federais e estradas com Mão dupla o comboio deve entrar em fila única na direita, para dar passagem. O carro entra com 2 rodas no acostamento e sinaliza dando passagem. Todos devem olhar o retrovisor e sair para direita.
  2. Manter a distância de pelo menos 02 veículos entre as motos, para frear.
  3. A velocidade na estrada deve-se manter 100 Km até 120km máximo (respeitando-se os limites estabelecidos por lei) em alguns momentos.
  4. Para parar, o comboio vai para o acostamento andando, até que todos consigam ir saindo da pista  e parando, sempre com sinalização prévia.
  5. As ultrapassagens devem ser feitas por vez. A 1ª moto ultrapassa e sinaliza quando o próximo pode vir e assim sucessivamente, mas cada um irá de acordo com a sua segurança pessoal e com a capacidade de seu veículo.
  6. A 1ª moto deve sinalizar: Radares, Buracos, Quebra Molas, Animais, Parada, aumento e baixa de velocidade, etc... e cada moto repete o sinal para os que estão atrás.
  7. O Comboio sempre segue rigorosamente a 1ª moto, não podendo haver divisão do grupo em caso de atalhos ou caminhos alternativos. O caminho é previamente informado, no ponto de encontro de saída e feita a arrumação do comboio.
  8. O responsável pelo comboio deve estar com o número de celular de todos e levar cx de 1ºs socorros e ferramentas. Todos devem levar esse papel nas viagens
  9. Se alguém enguiçar o grupo pára e a ultima moto segue para avisar a 1ª Moto e avisasse por rádio aos que foram na frente. O comboio sai junto e chega junto.
  10. A 1ª Moto sempre acompanha pelo espelho se o grupo está completo e se o carro está atrás, se faltar alguém, deve-se diminuir a velocidade e esperar um pouco, se não chegar devem parar e a 1ª moto volta para ver o que houve.
  11. Todos devem levar: A documentação em dia, anotados os pontos de parada, endereço e telefone do local para onde vai, e telefone dos demais integrantes. Se possível celular com plug de ouvido
  12. Deve-se evitar as bebidas alcoólicas antes de ir para a estrada.
  13. Deve-se andar em fila dupla, sendo uma moto na esquerda e a seguinte na direita e assim  sucessivamente, somente em caso de fila única é que as motos podem ficar enfileiradas e com espaço para frear.
  14. Em rodovias a velocidade  abaixo de  90Km  coloca todo o comboio em perigo.
  15. Para ultrapassar o primeiro veículo liga a seta pra esquerda e espera o ultimo fechar a pista, para que então os outros possam ir. O ultimo só fecha a pista quando for absolutamente seguro pra si, então os demais ultrapassam. Em nenhuma hipótese uma  moto pode sair do comboio pra fechar pista da esquerda. Este procedimento é somente para carros ou um triciclo com segurança.
  16. Quando o grupo parar para abastecer, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganhamos espaço e tempo, pois conseguiremos abastecer de três a quatro motos sem manobras.

 

SINALIZAÇÃO DE COMBOIO


TODOS OS SINAIS SERÃO EFETUADOS COM A MÃO ESQUERDA
 

  • PARADA  - Mão espalmada para cima;
  • CHUVA - Dedo indicador apontado para cima;
  • PARE ATRAZ DE MIM - Dedo indicador apontado para baixo;
  • OLHE NO SEU RETROVISOR - Dedo polegar apontado para trás;
  • POLÍCIA MILITAR OU RADAR A FRENTE - Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos (Não use na frente da polícia);
  • ANIMAIS NA PISTA - Quatro dedos apontados para baixo;
  • ACENDA O FAROL - Dedo indicador e polegar em forma de circulo;
  • MANTENHA FILA DUPLA - Dedo indicador e médio em forma de “V”: (desmontar fila indiana);
  • PARAR PARA ABASTECIMENTO - Mão espalmada batendo no tanque;
  • MÃO ESPALMADA PARA CIMA EM MOVIMENTOS - Aumente a velocidade;
  • REDUZA A VELOCIDADE - Mão espalmada para baixo em movimentos;
  • PARADA IMEDIATA - Mão fechada para cima;
  • APONTAR COM PÉ DIREITO OU ESQUERDO PARA O ASFALTO - Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível);

Atenção: deverá ser sinalizado apenas do lado da fila que tem o buraco, para evitar que a moto de trás se confunda.
Se o buraco está na esquerda, todos da fila da esquerda devem sinalizar. Os da direita ignoram, pois podem confundir.
Se o buraco está no meio, as duas filas devem sinalizar. Caso o buraco seja do lado direito, cabe apenas à fila da direita sinalizar.

 

  • A MÃO E O BRAÇO ESTICADO SOBEM E DESCEM SUCESSIVAMENTE - Perigo, atenção. Reduzir a velocidade;
  • MÃO E BRAÇO BALANÇANDO PARA TRÁZ E PARA FRENTE, COMO UM REMO -O grupo está muito disperso, os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais;
  • BRAÇO ESQUERDO APONTANDO PARA A ESQUERDA - Atenção, reduzir para entrar à esquerda .                                                                             O piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida;
  • BRAÇO ESQUERDO DOBRADO SOBRE O CAPACETE APONTANDO PARA A DIREITA -Atenção, reduzir para entrar à direita.                                        Idem anterior para a o acionamento do pisca direito;
  • MÃO ESQUERDA APONTANDO PARA CIMA E REALIZANDO CÍRCULOS NO AR - Atenção o grupo deve retornar.
    Quando o grupo está parado, também pode significar acionar os motores para a partida;
  • MÃO ESQUERDA APONTADA PARA CIMA E ESPALMADA - Atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata;
  • MÃO ESQUERDA PARA CIMA INDICANDO O N 1 - Todos deverão assumir a formação de fila indiana única;
  • COM O BRAÇO ESQUERDO, INDICAR O MODO PENDULAR DO ANTEBRAÇO APONTANDO PARA BAIXO - Lombada ou depressão à frente. Reduzir velocidade;
  • APONTAR PARA O TANQUE DE COMBUSTÍVEL E DEPOIS SIMULAR A DEGOLA DA GARGANTA -A moto entrou na reserva de combustível, indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível para abastecimento;
  • APONTAR PARA SI MESMO SIMULANDO UM REVOLVER COM A MÃO - O motociclista irá se dispersar do grupo, para a frente. Deverá ser sinalizado ao Ponteiro.


     

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode